segunda-feira, 30 de julho de 2012

O papel da música na educação


A música tem papel importantíssimo no processo de formação de um individuo. É muito valioso que crianças tenham contato com esta arte desde pequenas, e que ela seja inserida no plano de ensino.

Muitos professores usam da música para ensinar outras matérias aos seus alunos, como por exemplo, no processo de alfabetização, ensinando as letras, brincando com as palavras em forma de música, o que é também uma forma de prender a atenção daqueles alunos inquietos na sala de aula.

Mas a música na educação tem muito mais importância do que isso, cientificamente comprovado, ela estimula diversas áreas do cérebro, e facilita o aprendizado. A iniciação musical é de extrema importância, e ela deve acontecer o mais cedo possível.

Na escola de música onde estudei, tive a oportunidade de ver um trabalho de iniciação musical entre crianças, e os resultados foram surpreendentes. Além do conhecimento da música, de tocar um instrumento, e da percepção musical, a criança tem a oportunidade de interagir em grupo e desenvolver a comunicação. Estudam também a historia da música, e entram em contato com a obra de grandes artistas, principalmente com os clássicos da MPB e da música instrumental brasileira.
Existem escolas e comunidades que desenvolvem um trabalho parecido, levando música para crianças carentes e moradores de rua, que além de tudo, tem como papel despertar o interesse destas crianças, tirando-as da rua, dando educação e a oportunidade para um futuro melhor.


Fonte AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Quem já ouviu e aprendeu...